BUSCANDO...

Crise Hídrica: Sistema Cantareira Registra Queda Neste Sábado


O nível de água do Sistema Cantareira caiu 0,1 ponto percentual e opera neste sábado (18) em 19,2%, segundo dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).


Sem chuvas, quatro mananciais que abastecem a Grande São Paulo também registraram queda. Neste sábado, o Sistema Alto Tietê passou de 19,5% para 19,4%. O Guarapiranga caiu de 78,2% para 78%. O Sistema Rio Grande reduziu sua capacidade de 91,4% para 91,1%. Já o Sistema Rio Claro caiu de 72,7% só 72,6%.    

Apenas o sistema Alto Cotia registrou um índice pluviométrico de 0,2 mm, o que foi insuficiente para manter seu nível. O nível recuou de 65,3% para 65,2%. Acompanhe o nível de outros reservatórios.
Chuvas
O Cantareira, que abastece 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo, terminou junho com menos chuvas que o previsto, a exemplo do que também ocorreu em abril e maio.

A chuva do mês passado também não foi boa para os demais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo. Com exceção do Sistema Rio Claro, que recebeu mais que o dobro do previsto, todos os demais ficaram abaixo do esperado.
O Guarapiranga, hoje o principal sistema da Grande São Paulo, com 5,6 milhões de pessoas atendidas, registrou 27,2 mm de precipitação em junho, pouco mais da metade do esperado.
O governador Geraldo Alckmin voltou a descartar a implantação de um racionamento, mas a crise hídrica ainda não chegou ao fim. O Cantareira terminou a estação chuvosa, encerrada em  maço, com apenas a segunda cota do volume morto recuperada, ou seja, a primeira cota ainda não foi reposta e o manancial segue operando no vermelho.
Abastecimento
O Sistema Cantareira, que já foi o principal da Grande São Paulo, atendendo 8,8 milhões de pessoas, teve uma nova redução no número de clientes, passando de 5,4 milhões para 5,3 milhões, informou a Sabesp.
Os 200 mil clientes tirados do Cantareira foram incorporados pelo Sistema Rio Claro, que abastece 1,5 milhão de pessoas na Grande São Paulo. Isso foi possível após a conclusão, no dia 30 de maio, de uma ligação entre duas adutoras na Vila Ema, Zona Leste.
Com a obra, os bairros da Mooca, São Mateus, Vila Formosa, Vila Alpina e Sapopemba passam a ser atendidos prioritariamente pelo Sistema Rio Claro, que agora responde por 80% da água fornecida. Os demais 20% ficaram com o Cantareira.
Até 2013, antes da crise, a proporção era inversa: o Cantareira fornecia cerca de 80% da água consumida nesses locais, contra 20% do Sistema Rio Claro.
Índices
O índice de 19,2% do Cantareira divulgado pela Sabesb considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água. Após ação do Ministério Público, aceita pela Justiça, no entanto, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira.
O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Neste sábado, ele era de 14,9%. O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos  o volume da reservatécnica pelo volume útil. Neste sábado, o índice era de -10%.
Imagem do dia 27 de junho da represa do Jaguari, que faz parte do Sistema Cantareira, em Jacareí, interior de São Paulo (Foto: Nilton Cardini/Estadão Conteúdo)Imagem do dia 27 de junho da represa do Jaguari, que faz parte do Sistema Cantareira, em Jacareí, interior de São Paulo (Foto: Nilton Cardini/Estadão Conteúdo)

Fonte: Paraiba

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

CURTA NOSSA PÁGINA

REALIZAÇÃO

REALIZAÇÃO

Pesquisar no Observatório

Postagens Antigas