QUEM SOMOS

Este comitê de bacia é um organismo participativo que une o poder público e a sociedade civil para discussão das políticas públicas em saneamento ambiental e na gestão dos recursos hídricos da UGRHI10 (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 10) composto pela bacia do Rio Sorocaba e o trecho médio do Rio Tietê entre os reservatórios de Rasgão em Pirapora do Bom Jesus e Barra Bonita na cidade de mesmo nome.
O território da UGRHI 10 ocupa áreas de 54 municípios sendo que 34 tem sede dentro desta bacia e assento no Comitê. O Comitê é tripartide sendo um terço ocupado por prefeituras, um terço órgãos do Estado de São Paulo e um terço ONGs, Universidades e Usuários de água.
Atualmente o Observatório é financiado pelo MEC e Ministério das Cidades através do Edital PROEXT 2014, além de contar com o apoio da pró-reitoria de Extensão da UFSCar e dos Departamentos de Biologia (DBio) e Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) através da participação atualmente de três docentes (Prof. Dr. Emerson Martins Arruda, Prof. Dr. Gilberto Cunha França e Profa Dra Iolanda Cristina Silveira Duarte) e sete estagiários discentes e sob a coordenação do Prof. Dr. André Cordeiro Alves dos Santos.

O programa de extensão da UFSCar tem como objetivos:
  • Auxiliar na Mobilização da Sociedade Civil e sua participação no CBHSMT;
  •  Dar apoio técnico e subsídios para as discussões nas Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho do Comitê;
  • Auxiliar na divulgação de informações ambientais da Bacia e suas implicações para a Gestão dos Recursos;
  • Dar formação para representantes das ONGs e Prefeituras para permitir uma participação qualificada nas discussões;
  • Gerar dados primários para subsidiar as decisões do colegiado;
  • Envolver o público interno da Universidade (Docentes, Discentes e Tas) Nas discussões e na troca de informações com os membros do CBHSMT.
Página inicial static_page