Crise Hídrica Faz Metade dos Brasileiros Reduzir Tempo do Banho, diz Pesquisa

Mais da metade dos brasileiros passaram a tomar banhos mais curtos por causa da crise hídrica em algumas regiões do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo o Instituto Ipsos divulgada este mês ao G1. Mesmo assim, 21,2% dos entrevistados não mudaram os antigos hábitos em casa por causa das torneiras secas. Em todo o país, 56,5% reduziram o tempo no banho.

A segunda alteração mais comum na rotina dos brasileiros foi fechar a torneira durante a escovação dos dentes, citada por 45% dos participantes da pesquisa, seguida de reúso de água da máquina de lavar roupa (21,2%), reaproveitamento de água na descarga (15,4%), redução na frequência da lavagem do carro (13,1%) e reúso da água do banho para outros fins (12,6%) (veja abaixo 5 dicas para poupar água em casa).
A pesquisa foi encomendada por uma marca de eletrodomésticos. Foram ouvidas 1,2 mil pessoas, sendo 566 homens e 634 mulheres com idades entre 16 e 60 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil e todas as classes sociais. Os entrevistados responderam à pergunta: "Pensando agora na crise hídrica, que afeta algumas regiões do Brasil, quais foram as mudanças que você adotou na sua casa para economizar água?".

Diferenças por região

As mudanças de hábitos atingiram de maneira diferente os brasileiros de acordo com idade, renda, escolaridade, região do país e gênero. Nas regiões metropolitanas, por exemplo, 69,4% das pessoas pesquisadas reduziram o tempo de banho. No interior dos estados, o percentual cai para 56% e nas capitais, para 52,3%.
A região Sudeste foi a que registrou a maior porcentagem de mudanças no dia a dia para reduzir o consumo: 68,7% diminuíram o tempo de banho, 53,9% fecharam a torneira durante a escovação dos dentes e 19,6% passaram a usar baldes com água reutilizada para dar descarga.

Fonte: Paraiba

emo-but-icon