BUSCANDO...

A EQUIPE

Quem Somos e Objetivos


“Observatório do Comitê de Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê”

O Observatório é um Programa de Extensão Universitária que tem como objetivo promover a qualificação da participação da sociedade civil e dar suporte técnico aos membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.
Este comitê de bacia é um organismo participativo que une o poder público e a sociedade civil para discussão das políticas públicas em saneamento ambiental e na gestão dos recursos hídricos da UGRHI10 (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 10) composto pela bacia do Rio Sorocaba e o trecho médio do Rio Tietê entre os reservatórios de Rasgão em Pirapora do Bom Jesus e Barra Bonita na cidade de mesmo nome.
O território da UGRHI 10 ocupa áreas de 54 municípios sendo que 34 tem sede dentro desta bacia e assento no Comitê. O Comitê é tripartide sendo um terço ocupado por prefeituras, um terço órgãos do Estado de São Paulo e um terço ONGs, Universidades e Usuários de água.
Atualmente o Observatório é financiado pelo MEC e Ministério das Cidades através do Edital PROEXT 2014, além de contar com o apoio da pró-reitoria de Extensão da UFSCar e dos Departamentos de Biologia (DBio) e Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) através da participação atualmente de três docentes (Prof. Dr. Emerson Martins Arruda, Prof. Dr. Gilberto Cunha França e Profa Dra Iolanda Cristina Silveira Duarte) e sete estagiários discentes e sob a coordenação do Prof. Dr. André Cordeiro Alves dos Santos.
Conheça a página do Observatório nas Redes Sociais (Facebook) www.facebook.com/pages/Observatório-do-Comitê-de-Bacia-Hidrográfica-do-Rio-Sorocaba-e-Médio-Tietê/739212929463140
OBJETIVOS
O programa de extensão da UFSCar tem como objetivos:
· Auxiliar na Mobilização da Sociedade Civil e sua participação no CBHSMT;
· Dar apoio técnico e subsídios para as discussões nas Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho do Comitê;
· Auxiliar na divulgação de informações ambientais da Bacia e suas implicações para a Gestão dos Recursos;
· Dar formação para representantes das ONGs e Prefeituras para permitir uma participação qualificada nas discussões;
· Gerar dados primários para subsidiar as decisões do colegiado;
· Envolver o público interno da Universidade (Docentes, Discentes e Tas) nas discussões e na troca de informações com os membros do CBHSMT.

Equipe Atual

  
Aline Francisco Damasceno
Graduanda no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba. Atualmente é bolsista do PROEXT (Programa de Extensão Universitária), no projeto Observatório do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

André Cordeiro Alves dos Santos
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (1990), mestrado e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1996 e 2003). Foi diretor presidente da Fundação Agência da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Tem experiência na área de Ecologia Aquática e Gestão Ambiental, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade fitoplanctônica, ecossistemas aquáticos, limnologia, microbiologia aplica a engenharia ambiental e recursos hídricos. 

Angélica Felicio da Costa
Estudou um ano Biologia na Universidad de Málaga/ Espanha pelo programa Ciências sem Fronteiras, atualmente continua seus estudos na UFSCar e participa como bolsista do Observatório do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê em um Programa de Extensão Universitária.

Bianca Grossi Bhering
Graduanda no curso Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba, atuou em um Projeto de Extensão Universitária (ProExt) em 2012, avaliando os impactos ambientais relacionados as obras para a Usina de Belo Monte, e atualmente, trabalha no Comitê de Observatório da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Emerson Martins Arruda
Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: depósitos quaternários, reconstituição paleoambiental, cartografia geomorfológica, análise ambiental e bacias hidrográficas. Possui graduação em Geografia (Bacharelado, 2000 e Licenciatura, 2001) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Desenvolveu mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e concluiu o doutorado também pela UNESP em 2008. É coordenador do Grupo de Estudos do Quaternário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Gabriela Ferreira Mylonas
Graduanda no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (UFSCar Sorocaba). Atualmente é bolsista do PROEXT (Programa de Extensão Universitária) no projeto Observatório do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Gilberto Cunha Franca
É Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, campus Sorocaba. Tem Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP); Especialização em Geografia Regional pela Pontificia Universidad Catolica del Ecuador (PUC-E); Mestrado em Geografia Humana - USP; Doutorado em Geografia Humana - USP; Pós-doutorado - Departamento de Geografia - USP; Tem experiência docente em Geografia Regional, Geografia Urbana, Geopolítica e Organização do Espaço Mundial.

Maisha Gragnolati
Graduanda no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (UFSCar Sorocaba). Atualmente é bolsista do PROEXT (Programa de Extensão Universitária) no projeto Observatório do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Samara Rached Souza
Graduanda no curso de Ciências Biológicas Bacharelado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar Sorocaba) e, possui formação como Técnica Veterinária pelo Colégio Tableau. Bolsista do ProExt (Programa de Extensão Universitária) no projeto Observatório do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, e possui Iniciação Científica na área de Educação Ambiental.


Colaboradores


Bruno Sérgio Carvalho Alleonihttp://lattes.cnpq.br/3573503921742803
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica. 

Clodoaldo Filho

Eleusa Maria Silva
http://lattes.cnpq.br/2215352597406708
Possui graduação em DIREITO pela Faculdade de Direito de Itu (1985). Pós graduada em Gestão Integrada ao Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho pelo Senac-Sorocaba. Mestre em "Sustentabilidade na Gestão Ambiental" pela UFSCar - Campus Sorocaba (2014).Aposentada do Ministério da Saúde, desde 19 de fevereiro de 2014, advogada e consultora ambiental - EMS AMBIENTE ADVOCACIA & CONSULTORIA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Trabalhista, Registro Imobiliário (posse e propriedade) e Direito Ambiental. Preside a Comissão de Meio Ambiente da 235ª Subseção da OAB-Mairinque/Alumínio no triênio 2013/2015. Membro do Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Sorocaba e Médio Tietê - CBH-SMT desde fevereiro de 2007, onde coordena a Câmara Técnica da Cobrança pelo Uso da Água desde 2009; membro titular da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, do Grupo de Trabalho de Pagamento por Serviços Ambientais e do Grupo de Trabalho da Unidade de Gestão do Plano de Bacia. Membro titular da Câmara Técnica de Proteção das Águas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos-CRH desde 2012. Membro do Conselho Gestor da APA de Itupararanga desde 2012.


Felipe Camargo
Granduando no curso Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.

Fernanda Fernandez Chinaque
http://lattes.cnpq.br/3771756632862807
Cursando Mestrado Profissionalizante em Sustentabilidade na Gestão ambiental pela Universidade Federal de São Carlos, já possui graduação em Ciências Biológicas também pela UFSCar (2013). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de bacias hidrográficas, CBH-SMT, recursos hídricos, área de proteção ambiental (APA) e educação ambiental.

Marina Salles P. Leite
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Cujo tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi "Histórico do Saneamento Básico no Interior de São Paulo: Estudo do Caso de São Roque".

Raphael Ocanha Lorca Neto

Página inicial static_page

CURTA NOSSA PÁGINA

REALIZAÇÃO

REALIZAÇÃO

Pesquisar no Observatório

Postagens Antigas