BUSCANDO...

Água em Itu


A falta de água em Itu está historicamente intrínseca ao município. A dissertação de mestrado de Murilo Rogério Rodrigues “A escassez de água para abastecimento público e seus reflexos socioeconômicos no município de Itu – SP”, da Universidade de São Paulo, analisou documentos oficiais do município e utilizou como referência o livro “A cidade de Ytu”, do historiador Francisco Nardy Filho, conseguindo fazer um panorama da situação.

A tese constatou que desde 1800, a Vila de Itu já apresentava falta d’água, e a igreja católica interveio para ajudar a trazer mananciais vizinhos até a vila, inclusive, os próprios moradores destinavam recursos monetários para construção de bicas d’água. Após a década de 90, o abastecimento público na cidade tornou-se crítico devido a estiagem que ocorreu no Estado de São Paulo, os totais pluviométricos nesse período foram de 466 mm, inferiores à média de 1300 mm, e essa situação estende-se até hoje.

Desde 1800 a ausência de chuva, descaso administrativo e falta de investimento no setor para armazenamento, tratamento e distribuição de água, são os causadores da escassez e, atualmente, a cidade de Itu vive em estado de racionamento que começou em Fevereiro de 2014, agravando o estado de calamidade aos mais pobres, que não possuem caixa d’água para armazenamento. Em 22/09/2014, cerca de 2.000 moradores protestaram em frente a Câmara de Itu, jogando ovos na fachada, em vereadores e seguranças do local, os portões da edificação foram arrancados, e os manifestantes foram detidos.

Os pequenos movimentos de protesto ocorrem a todo o momento e não há indícios de que irão acabar. No domingo (12/10/2014), cerca de 300 moradores de Itu fecharam a Rodovia Valdomiro Correia de Camargo, que liga Sorocaba a Itu, e queimaram um ônibus.

Marina de Oliveira, estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, é moradora da cidade de Itu, e desabafou: “O problema que Itu enfrenta é, principalmente, a ignorância das pessoas, reflexo da precária qualidade de ensino do país. Os políticos da cidade fazem promessas que não têm a menor intenção de cumprir e, no entanto, continuam no poder há décadas, eleitos por essas mesmas pessoas que agora ‘sofrem’ com a escassez. O comprometimento em construir um novo e maior reservatório do que o que já temos foi um dos atrativos de campanha em época eleitoral; não que o problema da falta d’água seja uma novidade aqui. A chance foi dada e nada aconteceu. Não temos respostas, não temos sequer voz (uma voz que, de fato, alcance as autoridades e seja ouvida, e não depredação e ovos atirados à Câmara de Vereadores) e muito menos o prometido reservatório. Outra questão é que a água acaba para alguns (a maioria) e continua sendo desfrutada por outros, que por não passam pelo caos e falta de respeito de não ter água para tomar banho, e não se unem ao restante da comunidade para protestar e lutar por um direito tão básico. O caos é generalizado. Vivemos, inclusive, o que carinhosamente chamamos de ‘a máfia da água’ porque não são poucos os casos em que ela surge apenas na casa de fulano ou ciclano, ou que o caminhão pipa deveria ter chego aqui, mas já estacionou há 50 metros. Posso passar a impressão de pessimismo, mas o que sentir ao ver calçadas e carros sendo lavados quando a água, a cada 15 dias, dá o ar de sua graça? É triste”.

De acordo com o depoimento da aluna entrevistada, nota-se que o problema consegue ser ainda maior do que parece. Para amenizar a crise, em 29/10/2014, a prefeitura de Itu espalhou pela cidade caixas d’água com capacidade de armazenamento de 20 mil litros, na qual a população faz fila para armazenar e levar para a casa. Porém, segundo a ONG Caminho das Águas e o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), a água é imprópria para consumo. Foram colhidas amostras em cinco pontos da cidade, e após análise no laboratório do Ceunsp constatou-se que 100% delas estavam contaminadas com coliformes toais, coliformes fecais e bactérias resistentes à temperatura, acarretando problemas de saúde para a população que a ingeriu. As caixas d’água foram retiradas, mas a prefeitura exige outros laudos, e a concessionária “Águas de Itu” disse que atesta a qualidade e potabilidade da água com análises em seus laboratórios e de outros acreditados pelo Inmetro.

Para garantir água a todos em longo prazo, em minha opinião, algumas providências devem ser tomadas em esforço conjunto, como: proteger os mananciais e as fontes de água naturais de degradações, fazer gestão das perdas de água, obras de manutenção e modernização para diminuir desperdício na rede, criar mais estações de tratamento e incentivar na construção de sistemas de água de reuso, antes de investir em grandes obras, como as de transposição. E, por fim, mas não menos importante, que haja educação ambiental satisfatória, para que as diferenças socioeconômicas não ocasionem “posse” da água por poucos, vez que a água é patrimônio comum. E torcer para que a chuva venha.

Por Samara Rached Souza

Links

RODRIGUES, Murilo Rogério. A escassez de água para abastecimento público e seus reflexos socioeconômicos no município de Itu-SP. 2008.Dissertação (Mestrado em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08092009-155943/>. Acesso em: 13/10/2014.

Caixas d’água. Notícia retirada do site < http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1539942-em-meio-a-seca-prefeitura-de-itu-sp-apela-para-caixas-dagua-gigantes.shtml>. Acesso em 11/11/2014.

Caixas d’água com água imprópria para consumo. Notícia retirada do site < http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/11/1546354-agua-distribuida-em-caixas-dagua-de-itu-e-impropria-para-consumo.shtml>. Acesso em 12/11/2014.

Protesto 22/09/2014. Notícia retirada do site < http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/09/1520497-camara-de-itu-sp-e-apedrejada-em-protesto-por-causa-de-falta-de-agua.shtml >. Acesso em 25/09/2014.

Protesto 12/10/2014. Notícia retirada do site < http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2014/10/contra-falta-d-agua-moradores-de-itu-queimam-onibus.html>. Acesso em 13/10/2014.

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

CURTA NOSSA PÁGINA

REALIZAÇÃO

REALIZAÇÃO

Pesquisar no Observatório

Postagens Antigas