‘Cultivando Água Boa’, de Itaipu, é escolhido pela ONU como melhor prática de gestão da água

Suzana Camargo - 26/03/2015 às 19:46

cultivando-agua-boa-escolhido-onu-melhor-pratica-gestao-agua-560
Atualizado em 31/03/2015
A iniciativa brasileira, Cultivando Água Boa*, desenvolvida pela Itaipu Binacional obteve o 1º lugar na categoria “Melhores práticas em gestão da água”, do prêmio Water for Life 2015 (Água para Vida, em tradução livre), concedido pela UN Water – Agência das Nações Unidas para a Água. O anúncio foi feito na Índia, na semana passada (20/03),  durante as comemorações do Dia Mundial da Água.
O programa, que tem parceria com 29 municípios do oeste do Paraná (uma região com aproximadamente um milhão de habitantes e 800 mil hectares de área), se fundamenta na gestão integrada das bacias hidrográficas locais, com o objetivo de garantir a qualidade e quantidade da água e a sustentabilidade do ecossistema onde estão localizadas estas bacias.
“Seguindo a pedagogia freiriana (desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire), a estratégia é organizar as comunidades a partir de uma metodologia que garante ampla participação e envolvimento dos atores locais, desde o diagnóstico situacional, passando pelo planejamento, a execução e a avaliação das ações”, explica Nelton Friedrich, diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu e responsável desde o início pela coordenação geral do Cultivando Água Boa. Ainda segundo ele, é esta “democracia direta” o principal fator de sucesso e reconhecimento do programa.
Iniciado há pouco mais de dez anos, o Cultivando Água Boa tem entre seus principais resultados a recuperação de microbacias hidrográficas, proteção de nascentes, recomposição de matas ciliares, conservação de solos e implantação de cisternas para reúso de água.
No campo social, a iniciativa também trouxe grandes avanços para a população do oeste paranaense, como a inclusão social e produtiva de comunidades indígenas, pescadores, quilombolas, catadores de recicláveis, jovens e pequenos produtores.
“É um reconhecimento que se estende aos mais de dois mil parceiros da iniciativa, pois se trata de um programa participativo, no qual a responsabilidade é assumida e compartilhada por todos os atores sociais da bacia hidrográfica”, comemora Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu.
Cultivando Água Boa concorreu com outras 40 práticas de todo mundo em sua categoria. No total, participaram do prêmio dez práticas inscritas pela Europa, 11 pela África, 20 pela Ásia, 23 pela América Latina e Caribe e um pela Oceania. O Brasil inscreveu sete trabalhos.
A entrega do prêmio aconteceu na segunda (30/03), na sede da ONU, em Nova York. Durante o evento, Cristina Gallach, sub-secretária geral para Comunicações e informações Públicas da ONU e mestre de cerimônias, leu uma mensagem enviada por Ban Ki-moon, secretário geral das Nações Unidas, que estava viajando em missão ao Iraque. “O programa Cultivando Água Boa é uma iniciativa que tem potencial para transformar a vida de milhões de pessoas, porque apresenta possibilidades extraordinárias”, escreveu.
Em fevereiro, Ban Ki-moon esteve em Foz do Iguaçu e conheceu de perto os projetos socioambientais realizados na Usina de Itaipu.
Imagem: reprodução

Fonte: Planeta Água