Programa de Proteção e Recuperação das Nascentes do Município de Votorantim
http://observatoriodabacia.sor.ufscar.br/2016/06/programa-de-protecao-e-recuperacao-das_28.html
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Votorantim, a ONG Pé de Planta e Votorantim Energia identificam importantes nascentes que abastecem o manancial de Itupararanga.
Foto: Represa de Itupaparanga, SEMA- Votorantim.
No dia 17 de junho, foram cadastradas e diagnosticadas 6 importantes nascentes que auxiliam para a recarga de água de qualidade na Represa de Votorantim, o maior manancial da região de Sorocaba, responsável pelo abastecimento de mais de 800 mil habitantes.
Foram instaladas placas concretadas no solo para a identificação física das nascentes, registrados os pontos georreferenciados (GPS), fotografias, realizados os diagnósticos ambientais das nascentes e seus entornos, considerando diversos parâmetros, como o estado de conservação, a vegetação ao redor, registros de fauna, relevo, potencial para a formação de corredores ecológicos, possíveis impactos do entorno, formas de recuperação, entre outros.
Foto: SEMA- Votorantim.
No entorno da represa foi criada a Unidade de Conservação (UC) Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga. Um dos principais intuitos da criação desta UC foi justamente o de preservar o entorno do reservatório de água, imprescindível para o abastecimento dos seguintes municípios e nas seguintes proporções: Votorantim 92% do consumo, Sorocaba 84%, Ibiúna 100% e São Roque 32%.
As atividades fazem parte de uma das etapas de execução do “Programa de Proteção e Recuperação das Nascentes de Votorantim”, com apoio da Votorantim Energia por meio do Instituto Votorantim (aprovado no edital de projetos 2015), em parceria com a ONG Pé de Planta, Concessionária Águas de Votorantim e Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Desde o início do programa em abril, já foram cadastradas 20 nascentes de água em áreas públicas e particulares do município de Votorantim.
Foto:SEMA- Votorantim.
Além disso, a proposta é pautar a problemática desde cedo, nas escolas municipais de Votorantim. Para isso, são realizados circuitos de oficinas ambientais itinerantes que percorrem algumas escolas inscritas no Programa Escola Sustetável do ciclo 2016.
O projeto também já iniciou a restauração de duas, das três nascentes prioritárias, contando com o envolvimento das escolas envolvidas no programa municipal de educação ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O programa contempla as nascentes urbanas e rurais de áreas públicas municipais e de áreas particulares de Votorantim. Dentre as atividades do programa de nascentes, constam: oficinas de meio ambiente e sustentabilidade em escolas do “Programa Municipal Escola Sustentável”; diagnósticos ambientais e elaboração de um banco de dados e georreferenciamento de nascentes potenciais para recuperação; análise das águas; cadastro de matrizes florestais para coleta de sementes nativas para produção no Viveiro Municipal de Mudas; recuperação de nascentes; identificação da nascente modelo da cidade; plantio comunitário e melhorias no Viveiro Municipal de Mudas, entre outras ações.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Votorantim (SEMA), realizou 7 ações de recuperação ambiental às margens do reservatório de Itupararanga, duas delas nas áreas das nascentes catalogadas no dia 17 de junho. Ao todo, desde o ano de 2013, a SEMA já realizou o plantio de 1.580 mudas nativas às margens da Represa de Itupararanga.
Fonte: Meio Ambiente Votorantim SEMA